O afastamento de Ana Ivanovic foi a principal surpresa no primeiro dia do Open da Austrália, marcado de resto por vitórias dos favoritos. O português João Sousa também já garantiu a passagem à segunda ronda.

Em frente seguiu Roger Federer, numero dois do mundo, que selou a vitória 1001 da sua carreira com uma vitória sobre Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 6-4, 6-2 e 7-5. Para o suíço segue-se o italiano Simone Bolelli. Rafa Nadal, 3º cabeça de série, afastou o russo Mikhail Youzhny, por 6-3, 6-2 e 6-2.

Primeira ronda sem surpresas também para Andy Murray e Thomas Berdych, sexto e sétimos mais cotados em Melbourne, que afastaram respetivamente o indiano Yuki Bhambri e o colombiano Alejandro Falla.

No quadro feminino, Ana Ivanovic, cabeça de série número 5, caiu perante a checa Lucie Hradecka, que venceu por 1-6, 6-3 e 6-2. Maria Sharapova, que tem a liderança do ranking em ponto de mira se chegar à final, passou a ronda inaugural com uma vitória tranquila sobre a croata Petra Martic, por 6-4 e 6-1.