Os favoritos Novak Djokovic, Roger Federer e Serena Williams qualificaram-se esta madrugada para a terceira ronda do Open da Austrália em ténis, num dia em que a surpresa foi a queda de Petra Kvitova.

Frente ao francês Quentin Halys, 187.º do ranking, o sérvio Novak Djokovic, número um mundial, apenas teve problemas no terceiro set, em que teve de recorrer a um tie-break, mas seguiu em frente com um triunfo por 6-1, 6-2 e 7-6 (7-3), em uma hora e 40 minutos.

Roger Federer, número três do mundo, também garantiu a qualificação sem ceder qualquer set, ao bater o ucraniano Alexandr Dolgopolov, por 6-3, 7-5 e 6-1, em uma hora e 33 minutos, apontando já à próxima ronda, na qual vai encontrar o búlgaro Grigor Dimitrov, 27.º pré-designado.

O terceiro dia não trouxe surpresas no quadro masculino, com todos os cabeças de série a seguirem em frente, ao contrário do que aconteceu no feminino, com o número de pré-designadas já eliminadas a ir já em 14.

A checa Petra Kvitova, sexta cabeça de série e duas vezes campeã em Wimbledon, foi surpreendida pela australiana Daria Gavrilova, que, com um triunfo por duplo 6-4, chegou pela primeira vez à terceira ronda de um major.

Além da Kvitova, terceira top-10 eliminada, também a russa Svetlana Kuznetsova, 23.ª pré-designada, foi afastada pela ucraniana Kateryna Bondarenko, por 6-1, 7-5.

A campeã Serena Williams precisou de uma hora para afastar Su-Wei Hsieh, de Taiwan, por 6-1 e 6-2, seguindo a busca por um sétimo triunfo no Open da Austrália e o 22.º major da carreira.

Também na próxima ronda sem grandes sobressaltos estão a polaca Agnieszka Radwanska, quarta cabeça de série, e a russa Maria Sharapova, quinta, que afastaram a canadiana Eugenie Bouchard (6-4 e 6-2) e a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (6-2 e 6-1), respetivamente.