Roger Federer apurou-se esta terça-feira pela 15.ª vez para as meias finais do Open da Austrália, ao vencer em cinco sets Tennys Sandgren, número 100 do ranking ATP.

O suiço, número três mundial, que foi obrigado a pedir um intervalo médico para ser assistido fora do campo, quando decorria o terceiro set, esteve muito perto de ser afastado no quarto set, mas conseguiu salvar sete match points, acabando por derrotar o norte-americano por 6-3, 2-6, 2-6, 7-6 (8) e 6-3.

LEIA MAIS: todas as notícias de ténis

Federer, de 38 anos, vai agora enfrentar Novak Djokovic, o número dois mundial, ou Milos Raonic, número 32 do ranking ATP.

Quem também garantiu um lugar nas meias foi a australiana Ashleigh Barty, número um do mundo, que venceu a checa Petra Kvitova por 7/6 (8/6) e 6-2.

Barty, de 23 anos, e que ganhou o seu primeiro torneio de Grand Slam no ano passado em Roland Garros, vai disputar com a norte-americana Sofia Kenin, 15.ª do ranking mundial, uma vaga na final do torneio.

Ashleigh Barty tornou-se na primeira australiana a atingir as meias finais do Open da Austrália desde Wendy Turnbull em 1984.