A tenista japonesa Naomi Osaka garantiu um lugar nos oitavos de final do Open da Austrália ao derrotar a n.º 30 do mundo, Ons Jabeur, por 6-3 e 6-2.

A tunisina foi uma das revelações do ano passado em Melbourne, tornando-se na primeira jogadora do mundo árabe a chegar aos quartos de final de um Grand Slam.

Desta vez ficou-se pela terceira ronda, às mãos da n.º 3 do ranking mundial, num encontro que demorou pouco mais de uma hora.

Já Osaka vai defrontar na sexta-feira, na próxima ronda, a espanhola Garbine Muguruza (14.ª), antiga número um do mundo e finalista no ano passado do Open da Austrália, e que tem estado em grande forma nos últimos meses.

Quem também segue em frente é Serena Williams, que passou a terceira ronda após vencer a russa Anastasia Potapova por 7-6 (5) e 6-2.

A tenista norte-americana, de 39 anos, 11.ª do ranking mundial e que ganhou sete dos seus 23 títulos do Grand Slam na Austrália, precisou de pouco mais de hora e meia para se impor face à russa de 19 anos e 101.ª do mundo.

Para chegar aos quartos de final, a antiga número um da classificação mundial vai defrontar a bielorrussa Aryna Sabalenka, 7.ª no ranking mundial.