Carla Suarez Navarro, primeira cabeça de série e finalista das duas últimas edições, qualificou-se esta sexta-feira para a final da 25ª edição do Portugal Open, depois de bater a romena Irina-Camelia Begu, proveniente do torneio de qualificação.

A vice-campeã de 2012 e 2013, 15.ª do «ranking» mundial, superiorizou-se a Begu, a maior surpresa desta edição do quadro feminino, em dois «sets», pelos parciais de 7-6 (7-3) e 6-1, em 1:41 horas.

Na final que está marcada para sábado, Navarro vai defrontar a russa Svetlana Kuznetsova, sétima cabeça de série, que na primeira meia-final do dia bateu a compatriota Elena Vesnina, oitava favorita, por 6-3 e 6-1.

Na decisão do título, Navarro vai ter pela frente uma adversária com quem já perdeu por três vezes em quatro jogos. O mais recente ocorreu em 2013, na ronda inaugural do primeiro «Grand Slam» da época, o Open da Austrália. Os restantes dois triunfos de Kuznetsova foram alcançados na Fed Cup, a mais importante competição mundial entre seleções femininas. O primeiro na final de 2008, ganha pela Rússia por expressivos 4-0. à tenista espanhola resta como motivação a vitória que alcançou sobre Kuznetsova na primeira ronda do Masters 1000 de Indian Wells, em 2011.