Num encontro que juntava duas jogadoras contempladas com um convite (wild card) para o quadro principal, Jabeur, a única jogadora tunisina cotada no ranking mundial, superiorizou-se a Koehler em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-1, em 1:08 horas.
Esta foi a sétima participação de Maria João Koehler no torneio português, a sexta no quadro principal. A número dois portuguesa continua a ter como melhor resultado no Jamor o apuramento para a segunda ronda na edição de 2012.
Eliminada foi também a dupla portuguesa formada por Rui Machado e Frederico Silva, que caiu na primeira ronda de pares frente aos quartos cabeças de série, o checo Frantisek Cermak e o russo Mikhail Elgin.
O veterano Rui Machado e o campeão júnior de Grand Slams Frederico Silva, que receberam um wild-card da organização, viram a sua aventura terminar em uma hora e 11 minutos, com os parciais de 7-6 (7-2) e 6-2.
Noutro jogo do dia, o argentino Leonardo Mayer, 86.º do ranking mundial e o mais cotado do qualifying, garantiu uma vaga no quadro principal depois de vencer o espanhol Roberto Carballes Baena, número 188 da hierarquia, em três sets, pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-1, em 1:57 horas. Vai defrontar na terça-feira João Sousa, sexto cabeça de série e número 40 do Mundo.
Mayer, que tem como melhor ranking”a 51.ª posição, alcançada em outubro de 2010, chegou este ano à primeira final do circuito ATP, em Vina del Mar, Chile, no primeiro torneio de terra batida do ano.
Resultados:
Singulares masculinos, primeira ronda:
Andrey Golubev, Caz – Adrian Mannarino, Fra, 6-3, 3-6, 6-4.
Pares masculinos, primeira ronda:
Frantisek Cermak, Che/Mikhail Elgin, Rus (4) – Rui Machado, Por/Frederico Ferreira Silva, Por, 7-6 (7-2), 6-2.
Singulares femininos, primeira ronda:
Yanina Wickmaier, Bel – Urszula Radwanska, Pol, 6-4, 7-5.
Bojana Novanovski, Ser – Monica Puig, Pri, 6-4, 4-6, 6-4.
RELACIONADOS
Portugal Open: Wickmaier é a primeira campeã na segunda ronda
Fazer as bodas de prata com o melhor português de sempre
Portugal Open: a «fava» dos portugueses é «um velho conhecido»
Portugal Open: Sousa enfrenta adversário do qualifying
João Sousa e o Portugal Open: «Estar no meu país dá confiança»
Portugal Open: Tomas Berdych é o substituto de Wawrinka
Portugal Open fica também sem a campeã em titulo