A tenista portuguesa Maria João Koehler, número 213 do Mundo, foi eliminada pela tunisina Ons Jabeur, 139.ª da hierarquia, no primeiro dia do 25.º Portugal Open.

Num encontro que juntava duas jogadoras contempladas com um convite (wild card) para o quadro principal, Jabeur, a única jogadora tunisina cotada no ranking mundial, superiorizou-se a Koehler em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-1, em 1:08 horas.

Esta foi a sétima participação de Maria João Koehler no torneio português, a sexta no quadro principal. A número dois portuguesa continua a ter como melhor resultado no Jamor o apuramento para a segunda ronda na edição de 2012.

Eliminada foi também a dupla portuguesa formada por Rui Machado e Frederico Silva, que caiu na primeira ronda de pares frente aos quartos cabeças de série, o checo Frantisek Cermak e o russo Mikhail Elgin.

O veterano Rui Machado e o campeão júnior de Grand Slams Frederico Silva, que receberam um wild-card da organização, viram a sua aventura terminar em uma hora e 11 minutos, com os parciais de 7-6 (7-2) e 6-2.

Noutro jogo do dia, o argentino Leonardo Mayer, 86.º do ranking mundial e o mais cotado do qualifying, garantiu uma vaga no quadro principal depois de vencer o espanhol Roberto Carballes Baena, número 188 da hierarquia, em três sets, pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-1, em 1:57 horas. Vai defrontar na terça-feira João Sousa, sexto cabeça de série e número 40 do Mundo.

Mayer, que tem como melhor ranking”a 51.ª posição, alcançada em outubro de 2010, chegou este ano à primeira final do circuito ATP, em Vina del Mar, Chile, no primeiro torneio de terra batida do ano.

Resultados:

Singulares masculinos, primeira ronda:
Andrey Golubev, Caz – Adrian Mannarino, Fra, 6-3, 3-6, 6-4.

Pares masculinos, primeira ronda:
Frantisek Cermak, Che/Mikhail Elgin, Rus (4) – Rui Machado, Por/Frederico Ferreira Silva, Por, 7-6 (7-2), 6-2.

Singulares femininos, primeira ronda:
Yanina Wickmaier, Bel – Urszula Radwanska, Pol, 6-4, 7-5.
Bojana Novanovski, Ser – Monica Puig, Pri, 6-4, 4-6, 6-4.