As contas já estavam feitas, mas agora é oficial: Rafael Nadal termina o ano como líder do ranking mundial de ténis, apesar da eliminação na fase de grupos das ATP Finals.

O espanhol arrecadou um total de 9.985 pontos, mais 840 do que o sérvio Novak Djokovic, eliminado igualmente na primeira fase em Londres, enquanto Roger Federer encerra o ano em terceiro lugar, a mais de três mil pontos da frente.

João Sousa encerra 2019 no 60º posto, já que subiu uma posição nesta atualização.

O segundo português na lista só aparece na 146.ª posição, e é Pedro Sousa. Frederico Silva regista o 191º lugar, com uma queda de 17 posições, seguido de João Domingues, em 192º. Ainda mais distantes estão Gonçalo Oliveira (269.º), Gastão Elias (378.º) e Frederico Gil (462.º).

De referir ainda que o «top dez» da classificação sofreu apenas uma troca entre Dominic Thiem, finalista vencido em Londres, que termina em quarto, e o russo Daniil Medvedev, que é quinto, à frente do grego Stefano Tsitsipas, vencedor das ATP Finals.

O ranking feminino já tinha ficado fechado há duas semanas, com a australiana Asleigh Barty em primeiro, seguida da checa Karolina Pliskova e da japonesa Naomi Osaka.