O português Gastão Elias foi este domingo eliminado na primeira ronda do torneio de de ténis de Roland Garros, em Paris, ao perder com o argentino Diego Sebastian Schwartzman, por 6-4, 6-2 e 7-5.

A primeira participação do número dois luso no torneio francês do Grand Slam, o segundo da temporada, resumiu-se a duas horas e 24 minutos, tempo que bastou ao argentino, 111.º da classificação mundial, para derrotar Gastão Elias.

Apesar dos seis ases, o jogador da Lourinhã, número 181 do Mundo, não foi tão eficaz a meter o seu primero serviço e consentiu 10 breaks a Schwartzman, frente ao qual nunca tinha jogado, repetindo a eliminação prematura registada na sua única presença anterior em majors, o torneio de Wimbledon de 2013.

Com a eliminação de Gastão Elias, de 23 anos, a representação portuguesa na terra batida de Roland Garros fica resumida a João Sousa e Michelle Larcher de Brito, os números um nacionais masculino e feminino.

Sousa, 42.º do ranking ATP entra em court na segunda-feira com a tarefa ingrata de defrontar o sérvio Novak Djokovic, número dois mundial, enquanto Michelle de Brito, 118.ª da hierarquia feminina, enfrenta a alemã Julia Goerges, 107.ª, com quem tem um único confronto anterior, correspondente a uma derrota, já este ano, na primeira ronda do torneio de Miami.