Roger Federer precisou de pouco mais de uma hora este domingo para garantir a passagem à segunda ronda do torneio de ténis de Roland Garros, no mesmo dia em que o português Gastão Elias foi eliminado.

Na terra batida de Paris, no arranque da segunda prova do «Grand Slam» da temporada, o tenista suíço confirmou o estatuto de quarto cabeça de série e bateu o eslovaco Lukas Lack em três «sets», com os parciais de 6-2, 6-4 e 6-2, num confronto que durou uma hora e 24 minutos.

Federer somou a sua 59.ª vitória no torneio francês e igualou o recorde do espanhol Rafael Nadal. Na segunda ronda, o tenista suíço de 32 anos vai encontrar o argentino Diego Sebastian Schwartzman, que ultrapassou o português Gastão Elias sem ceder qualquer «set», com os parciais de 6-4, 6-2 e 7-5, num duelo entre dois jogadores que “sobreviveram” à ronda de qualificação.

No quadro masculino, destaque ainda para o triunfo do francês Jo Wilfried Tsonga, que bateu o seu compatriota Edouard Roger-Vasselin, 51.º do ranking, em três sets, com os parciais de 7-6 (7-4) 7-5 e 6-2.

No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams fez valer o estatuto de número um mundial e apurou-se confortavelmente para a segunda ronda com uma vitória sobre a francesa Alize Lim, por 6-2 e 6-1, em uma hora de 18 minutos. Vencedora em Roland Garros em 2002 e 2013, Williams vai defrontar na próxima ronda a espanhola Garbiñe Muguruza.

Pelo caminho logo na primeira ronda ficou a italiana Francesca Schiavone, campeã em 2010, que longe da sua melhor forma foi derrotada pela croata Ajla Tomljanovic com um duplo 6-3.