Roger Federer e Marin Cilic conquistaram as últimas vagas disponíveis nas  meias-finais do US Open, quarto e último torneio do Grand Slam.

O tenista croata Marin Cilic bateu o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, em três sets, e garantiu pela primeira vez um lugar nesta etapa da prova.

Em Nova Iorque, Cilic, que é também o 14.º pré-designado, precisou de pouco mais de duas horas para vencer o rival checo, pelos parciais de 6-2, 6-4 e 7-6 (7-4), e tornar-se o primeiro croata a alcançar esta fase do torneio norte-americano desde 1996.

Cilic, que fez um total de 19 ases incluindo a bola de encontro, imitou o feito Goran Ivanisevic, agora seu treinador, e vai defrontar nas meias Roger Federer, que procura o sexto título do US Open.

Com esta vitória, o tenista croata iguala também o maior feito da sua carreira em torneios do Grand Slam, depois de ter sido semifinalista no Open da Austrália em 2010.

Mais difícil foi o apuramento de  Roger Federer. Com  uma reviravolta sensacional o suíço, após perder os dois primeiros parciais, acabou por derrotar o francês Gael Monfils por 3-2 (4/6, 3/6, 6/4, 7/5 e 6/2).

Um dos tenistas com os melhores resultados após Wimbledon, Federer chegou ao torneio americano com a cotação em alta para ser o campeão deste ano, e, salvando dois match points no quarto set, e confirmou na prática o favoritismo, mantendo vivo o sonho de conquistar o sexto título do US Open e o 18º Grand Slam da carreira.