O tenista suíço Roger Federer, antigo líder do ranking mundial, qualificou-se na terça-feira para os quartos-de-final do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada.

O helvético, que procura em Nova Iorque o sexto título no major norte-americano (o 18.º em torneios do Grand Slam), garantiu uma vaga nos quartos-de-final depois de bater o espanhol Roberto Batista Agut, 19.º da hierarquia.

Na sessão noturna do US Open, Federer, atual terceiro classificado na classificação mundial, superiorizou-se ao espanhol em três sets , pelos parciais de 6-4, 6-3, 6-2, ganhando o direito de defrontar nos quartos-de-final o francês Gael Monfils, 24.º do ranking.

Na décima vez que disputa os quartos-de-final do US Open, Federer parte em vantagem no histórico dos confrontos diretos com Monfils, tendo ganho sete dos nove frente a frente.

Pouco antes, Monfils tinha chegado pela segunda vez aos quartos-de-final deste torneio norte-americano ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov, oitavo do ranking, por 7-5, 7-6 (8-6) e 7-5.