Gastão Elias assegurou o apuramento para a segunda ronda da fase de qualificação do US Open, quarto major da temporada, ao bater na estreia o francês Hugo Grenier, em três sets.

O jogador da Lourinhã, 233.º classificado no ranking ATP, conseguiu superar o adversário gaulês (242.º ATP), de 25 anos, pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-4, ao fim de duas horas e 15 minutos, e assegurou a continuidade em prova.

Depois de quebrado uma única vez, no seu primeiro jogo de serviço, durante parcial inaugural, Elias, de 30 anos, reagiu bem e estabeleceu a igualdade no marcador com um break também no serviço de abertura de Grenier no segundo set.

Na partida decisiva, Gastão Elias, que chegou a estar em desvantagem por 0-3, devolveu o break no sétimo jogo e, após confirmar no nono jogo o seu ascendente diante Grenier, assistido em court à perna esquerda, tornou-se no primeiro português a ganhar na abertura do qualifying do Open dos Estados Unidos deste ano.

Confirmado o triunfo, o representante nacional vai medir forças na fase seguinte com o norte-americano Ulisses Blanch, carrasco do lisboeta Pedro Sousa também na estreia, por duplo 6-4.

Já João Sousa travou um intenso duelo com o italiano Paolo Lorenzi, mas perdeu na primeira ronda da qualificação.

O vimaranense, 149.º colocado no ranking ATP, não foi capaz de levar a melhor diante o transalpino, número 188 na hierarquia mundial de ténis, e acabou afastado do torneio norte-americano em três sets, pelos parciais de 7-6 (7-5), 1-6 e 7-5, em duas horas e 42 minutos.

Após entrar melhor no court número seis de Flushing Meadows, em Nova Iorque, onde quebrou primeiro o adversário, o minhoto não conseguiu confirmar o break de vantagem e cedeu o parcial inaugural no equilibrado tie-break.

Na segunda partida, João Sousa impôs três breaks a Paolo Lorenzi, que só conseguiu devolver um, mas não manteve o ascendente no decisivo parcial, mesmo depois de ter chegado a uma vantagem de 2-0.

Confirmada a derrota de João Sousa frente a um adversário que dominava no confronto direto (4-1), Portugal fica agora apenas representado na fase de qualificação do Open dos Estados Unidos por Gastão Elias, o único dos cinco representes nacionais a vencer na jornada inaugural.