O argentino Juan Martin Del Potro apurou-se esta noite para a final do US Open, ao beneficiar da desistência de Rafael Nadal, lesionado no joelho direito.

O argentino e número três do ranking mundial liderava o encontro por 7-6 (7-3) e 6-2, ao cabo de duas horas, quando o espanhol e campeão em título resolveu abandonar o encontro com dores no joelho direito.

Depois de um primeiro set disputado em uma hora e nove minutos, em que Nadal chegou a pedir assistência médica e enfaixou o joelho, Del Potro continuou a pressionar e a fazer deslocar o adversário, que mostrou não estar nas melhores condições físicas para continuar em court.

O líder da hierarquia ATP ainda foi assistido uma segunda vez e, numa troca de palavras com o árbitro britânico James Keothavong, confessou estar a sentir dores no joelho, mas tentou manter-se em jogo até ao final do segundo parcial, altura em que cumprimentou o adversário e se retirou.

Nove anos depois Juan Martin Del Potro volta a disputar a final do US Open, a segunda da carreira em torneios do Grand Slam, depois de ter batido Roger Federer para se tornar campeão em Nova Iorque. O derradeiro adversário do sul-americano sairá do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o japonês Kei Nishikori.