O suíço Roger Federer, recordista de títulos do Grand Slam, avançou esta segunda-feira para a 14.ª presença nos quartos-de-final de Wimbledon, ao derrotar o norte-americano Steve Johnson, em três sets.

Sete vezes campeão do torneio londrino e terceiro cabeça de série, Federer igualou assim, com a vitória na quarta ronda por 6-2, 6-3 e 7-5, o recorde de triunfos em Grand Slams, que era pertença exclusiva de Martina Navratilova (306).

Nos quartos de final, Federer, que procura em Wimbledon o seu 18.º título em majors, vai defrontar o croata Marin Cilic, apurado graças à desistência do japonês Kei Nishikori.

Na prova feminina, a polaca Agnieszka Radwanska, número três mundial, foi eliminada nos oitavos de final, ao perder com a eslovaca Dominika Cibulkova, por 6-3, 5-7 e 9-7.

Finalista no terceiro torneio do Grand Slam em 2012 e duas vezes semifinalista (2013 e 2015), Radwanska é a segunda jogadora do top 3 mundial a cair este ano na relva do All England Clube, depois da espanhola Garbine Muguruza, número dois da hierarquia.

Cibulkova, 18.ª da classificação mundial, precisou de três horas para derrotar Radwanska, cabendo-lhe agora enfrentar a vencedora do encontro entre as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina.