O Comité Paralímpico Internacional excluiu a Rússia e a Bielorrússia de todas as competições mundiais e regionais das dez modalidades desportivas sob a sua alçada, anunciou o organismo.

Segundo o Comité, é inviável a opção de atletas destes dois países competirem ao abrigo do estatuto de atletas neutros, justificando essa visão com a experiência recente nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em que muitos países ameaçaram não participar se eles competissem.

Numa nota enviada às federações, a que a agência Efe teve acesso, o conselho do IPC considera que esta é “a única decisão possível (e menos restritiva), dadas as circunstâncias sem precedentes e de emergência” que enfrentam atualmente.

A constituição do Comité Olímpico Internacionais e do Comité Olímpico Internacional tem como pilares o espírito de fair-play, a proibição, a proibição da violência e a coexistência pacífica das nações.

Atletismo, natação, snowboard, tiro, levantamento do peso, dança desportiva, hóquei no gelo, esqui alpino, biatlo e esqui cross-country são as competições nas quais atletas paralímpicos russos e bielorrussos não poderão participar.

Entre os grandes campeonatos de 2022 em que atletas russos e bielorrussos não poderão participar, está o Mundial de natação da Madeira, em junho.

Esta decisão é provisória e pode ser modificada ou revogada se a situação relacionada com a guerra na Ucrânia mudar.