A UD Oliveirense, atual campeã nacional de basquetebol, impôs, esta quinta-feira, a primeira derrota ao FC Porto na segunda fase da liga, ao vencer por 88-68, na nona jornada.

Travante Williams, com 27 pontos, foi o principal protagonista na equipa de Oliveira de Azeméis. O belga Thomas Thaey também foi preponderante na formação da casa, com um duplo-duplo, fruto dos 18 pontos e 12 ressaltos. Do lado do FC Porto, Sasa Borovjnjak anotou 16 pontos, num contributo insuficiente para manter a equipa com aspirações de chegar ao segundo lugar nesta jornada.

A Oliveirense, com o primeiro lugar já assegurado, vencia por dez golos de diferença ao intervalo, 46-36, tendo dobrado essa diferença ao fim dos dois últimos períodos, para o resultado final no Pavilhão Dr. Salvador Machado, que registou cerca de 1500 espetadores e também o fim de 11 triunfos consecutivos da equipa de Moncho López.

No outro jogo desta quinta-feira, o Benfica venceu o Lusitânia, por 113-76, mantendo o segundo lugar. Os 25 pontos de Fábio Lima e os 21 de Micah Downs foram decisivos para a equipa encarnada alcançar o triunfo. Do outro lado, Pedro Catarino destacou-se, com 23 pontos.

A décima e última jornada da segunda fase, agendada para o próximo domingo, 5 de maio, tem o clássico FC Porto-Benfica, além do Ovarense-Lusitânia e do Terceira Basket-Oliveirense.

CLASSIFICAÇÃO 2.ª FASE – GRUPO A:
1.º: UD Oliveirense, 59 pontos,
2.º: Benfica, 57;
3.º: FC Porto, 55;
4.º: Lusitânia, 45;
5.º: Ovarense, 44;
6.º: Terceira Basket, 40.