Foi um momento verdadeiro incrível: o colombiano Wilson Diaz festejou o triunfo quando faltavam 15 quilómetros para o final da etapa desta quinta-feira. 

Basicamente, o ciclista da Funvic Carrefour, ao passar pela reta da meta, pensou que tinha chegado ao fim, isolado, pelo que levantou os braços ao ar, festejou, pediu o apoio dos adeptos e benzeu-se, antes de ser avisado que... devia continuar a pedalar por mais quinze quilómetros.

A explicação é simples: a etapa desta quinta-feira tinha uma passagem pela reta da meta e depois disso mais uma volta de quinze quilómetros ao Sameiro, pelo que só à segunda passagem pela meta é que a etapa terminava verdadeiramente.

Ora depois de ser avisado que ainda tinha de continuar a pedalar, Wilson Diaz não conseguiu segurar a liderança e foi apanhado pelo pelotão.

«Quero pedir desculpa aos adeptos, aos patrocinadores e aos meus companheiros, porque foi um erro meu. Não compreendi bem as instruções que me foram passadas sobre a etapa», disse no fim da etapa.

«Depois ainda tentei, mas as forças não eram as mesmas, mesmo a cabeça já estava mais em baixo, com menos ânimo, e fui ultrapassado.»