Minuto 67 em Alvalade e o avançado do Tondela, Tomané, desvia para a baliza após um canto, alimenta a esperança beirã pela permanência e tira, antecipadamente, qualquer hipótese de o Sporting poder alcançar o segundo lugar da Liga.

De um lado, nove vitórias consecutivas na Liga e a hipótese, ainda que remota, de o Sporting poder alcançar o segundo lugar na prova. Do outro, o tudo por tudo pela disputa da permanência no principal campeonato português.

Após Bruno Fernandes ter dado vantagem ao Sporting na primeira parte, com um golo de grande penalidade, aos seis minutos, e já com os leões reduzidos a dez elementos por expulsão de Ristovski, ainda antes do intervalo, o Tondela agarrou-se à Liga com um golo do avançado Tomané, na segunda parte.

Após um canto de António Xavier, Bruno Monteiro desviou ao primeiro poste e Tomané, na emenda, concluiu com os pés para o fundo da baliza à guarda de Renan Ribeiro, consumando o momento da jornada 33. Pela automática confirmação do Sporting no terceiro lugar, bem como pela força dada à equipa de Pepa para a disputa da permanência na última jornada, ante o Desportivo de Chaves, no Estádio João Cardoso. «Vamos levar a final para nossa casa», referiu Tomané, no final do encontro.