Albert Montanes partiu para uma vitória no Estoril Open em três sets depois de ter enfrentado dois match points na segunda partida e acabou por admitir na conferência de imprensa que nesse momento pensou que James Blake iria vencer a final deste domingo.

«Eu podia ter ganho com mais facilidade [o segundo set], mas ele recuperou. Quando aconteceram os match points pensei que tivesse terminado, mas no ténis é possível dar a volta e consegui fazê-lo», disse Montanes sobre o momento de viragem do encontro.

Neste domingo, poucas horas antes da final, James Blake ainda teve de completar a meia-final deixada em aberto no sábado. O tenista espanhol reconheceu que esse desgaste de cerca de uma hora do norte-americano frente a Nikolay Davydenko podia não ter tido importância, mas acabou por ser benéfico para si.

«Foi um pouco, sim. Ele tinha mais um set jogado do que eu. Mas o Blake também podia ter ganho em dois... Só que eu estava em vantagem, sim, porque ele, no terceiro set, estava mais cansado», concedeu Montanes.

O nº 35 do mundo acabou ainda por elogiar o Estoril Open, mesmo que Madrid tenha um recinto praticamente novinho em folha para o seu torneio: «Aqui está muito bem. É grande e estava cheio.» «E devem ter orgulho de ter o estádio praticamente cheio durante o torneio», concluiu.