Marcelo Moretto continua a acompanhar a realidade do Benfica. O guarda-redes está no Brasil, a recuperar de uma lesão, e falou ao Maisfutebol sobre os seus homólogos do plantel encarnado. Quim merece renovar, Moreira devia sair e Júlio César tem argumentos para continuar na baliza, na Liga Europa, frente ao Liverpool.
Por partes. O Benfica prepara a recepção ao Liverpool, agendada para a próxima quinta-feira. Moretto recorda a temporada 2005/06, em que foi titular nos dois embates com a formação britânica, para igual número de vitórias da equipa orientada por Ronald Koeman.
Luisão marcou o tento solitário no Estádio da Luz. Em Anfield Road, seriam Simão e Miccoli a derrubar os «reds» (0-2). O Benfica seguia para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. «Sinceramente, até acho que a equipa actual é mais forte que a dessa altura. Parece-me confiante, segura e pode seguir novamente em frente. É essencial fazer um bom resultado na Luz», considera.
Moretto abandonou o Benfica neste defeso. Jorge Jesus apostou em Júlio César para completar o trio de guarda-redes do plantel. O brasileiro encontrou o seu espaço competitivo na Liga Europa e recebe um voto de confiança de um companheiro de posição.
«Júlio César tem qualidade»
«Acho que o Júlio César tem qualidade. Penso que não tem comprometido na Liga Europa, ainda agora o Benfica estava a perder em Marselha mas conseguiu dar a volta ao resultado. Penso que não há motivos para tirar-lhe a titularidade na prova, portanto é natural que defenda o Júlio César contra o Liverpool», frisa.
Quim defende na Liga, Júlio César mostra-se na Europa. Moreira tem sido preterido neste alargado leque de opções. Os dois portugueses terminam contrato no final da presente temporada e devem conhecer diferentes realidades. O primeiro espera um convite para renovar. Moreira pode sair: «O Quim tem experiência e tem estado muito bem esta época, acho que a renovação faz sentido.»
«Moreira não está a ficar mais novo»
«O Quim merece renovar. Quanto ao Moreira, penso que ele devia sair, para jogar e relançar a sua carreira. Sempre foi considerado como uma promessa mas os anos passam e ele não está a ficar mais novo. Enquanto estive lá, nunca senti que ele quisesse sair. As pessoas de fora criam uma imagem de que o Moreira estará acomodado», lembra Moretto.
Por isso mesmo, o brasileiro aconselha Moreira, actualmente com 28 anos. «Ele tem de pensar na carreira, em jogar. Falo por mim. Eu tinha um bom contrato do Benfica mas, quando falaram de novo em emprestar-me, preferi sair de vez. Receber sem jogar não deixa um profissional feliz», diz.
Marcelo Moretto regressou ao Brasil no início da época. Em Janeiro, assinou pelo Brasiliense, mas seria dispensado pouco depois, devido a lesão. «Fiz uma operação há cerca de 50 dias, estou a treinar com o Avaí e espero regressar no Verão ao futebol europeu. Quanto ao Benfica, não saí com ressentimentos de Jorge Jesus. Acho que não foi por ele que eu saí, até estava a fazer uma boa pré-época. Paciência», remata o guardião, em conversa com o Maisfutebol.