Luís Aragonés faleceu na manhã deste sábado. O antigo selecionador de Espanha estava internado numa clínica de Madrid. O Atlético Madrid e a federação espanhola já reagiram em comunicado.

«A família Atleti está de luto e envia um forte abraço aos familiares do senhor Aragonés», pode ler-se no site oficial do Atlético Madrid.

O Sábio de Hortaleza teve um percurso ligado umbilicamente aos colchoneros. Foi no Atlético que conquistou um campeonato de Espanha, três Taças do Rei, uma Supertaça e uma Taça Intercontinental.

Em 2008, Aragonés deu o primeiro grande título à seleção de Espanha e a esta geração de ouro, comandada por Xavi e Iniesta. Numa prova realizada na Suíça e na Áustria a Armada Invencível tornou-se campeã da Europa. 

Como futebolista, Aragonés é ainda hoje considerado um dos melhores médios de sempre a ter atuado no Atlético. Vestiu a camisola da seleção espanhola em 13 jogos internacionais. Em 1974 retirou-se dos relvados e assumiu, com um estilo muito próprio, a carreira de treinador.

Dirigiu os seguintes clubes: Atlético Madrid, Bétis, Barcelona, Espanhol, Sevilha, Valência, Oviedo e Fenerbahce. O emblema turco foi o último passo de uma carreira brilhante e concluída em junho de 2009.

Os últimos tempos de Luís Aragonés foram passados a lutar contra uma grave doença.

As palestras de Aragonés no Euro2008:



[artigo atualizado]