Éder Machado, ex-jogador do Leixões e do U. Madeira, morreu no Brasil num acidente de viação. O avançado tinha 31 anos.

Foi um acidente brutal, que aconteceu em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. De acordo com a polícia, citada pelo Globoesporte, o jogador perdeu o controlo do seu automóvel, numa ponte, e despistou-se contra um muro. O veículo capotou e pegou fogo.

Éder representou o Leixões na época 2010/11, na II Liga, tendo antes jogado por duas temporadas no U. Madeira. Jogava agora no Santa Cruz e a melhor fase da sua carreira aconteceu com as camisolas do Avenida e do Brasil do Pelotas: foi pelos dois clubes melhor marcador da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.

Estaria agora a preparar-se para voltar a mudar de clube, depois de ter terminado contrato com o Santa Cruz. Aliás, o acidente terá acontecido quando regressava de um churrasco de despedida com amigos. O Globoesporte escreve, citando amigos de Éder, que o Leixões e Portugal voltavam a ser hipótese, além de alguns clubes do Rio Grande do Sul, como o Veranópolis e o Ypiranga.

Éder Machado vai ser homenageado pelos últimos clubes que representou. O Santa Cruz não vai usar a camisola 9 no próximo jogo e o Brasil de Pelotas cumprirá um minuto de silêncio.