O italiano Roberto Locatelli (Aprilia) conquistou este sábado a «pole position» em 250 cc, na segunda qualificação para o Grande Prémio de Portugal de motociclismo, no Estoril, onde o português João Fernandes (Aprilia) conseguiu apurar-se para a corrida deste domingo.
O piloto italiano estabeleceu o melhor tempo (1.41,511), mas o espanhol Jorge Lorenzo (Aprilia), quarto classificado na qualificação, mantém as esperanças de conquistar o título mundial no circuito do Estoril. O segundo e terceiro lugares da grelha de partida ficaram entregues ao japonês Hiroshi Aoyama (KTM) e ao italiano Marco Simoncelli (Gilera), respectivamente. O nipónico ficou a 59 milésimos de Locatelli e o piloto da Gilera a 85 milésimos.
João Fernandes, em Aprilia, conseguiu atingir a qualificação, retirando quase três segundos ao seu melhor registo na primeira sessão. O piloto português terminou na 27ª posição, em 31 lugares disponíveis, largando em penúltimo na grelha de partida. Fernandes tornou-se no quinto português a qualificar-se para uma corrida do Mundial de velocidade. Só José Leite (125 cc, em 2000 e 2001), Felisberto Teixeira (250 cc, em 2000) e Miguel Praia (250cc, em 2003) tinham conseguido o mesmo feito.