O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) vai ter de cumprir a penalização de duas voltas longas atribuída na sequência do embate com o português Miguel Oliveira (Aprilia) na próxima prova em que participar numa corrida do Mundial de MotoGP.

O esclarecimento foi divulgado esta terça-feira, na sequência da ausência confirmada do piloto espanhol da segunda prova da temporada, o Grande Prémio da Argentina, depois de ter sido operado à mão direita.

Inicialmente, a comunicação dos comissários desportivos indicava que a penalização deveria ser cumprida no GP da Argentina, a prova que se segue ao GP de Portugal. Porém, dada a ausência de Marc Márquez em Termas de Río Hondo, devido à lesão, o painel de comissários da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), composto por Andres Molinos, Freddie Spencer e Tamara Matko, veio esclarecer a sua posição inicial.

«Considerando a lesão e a ausência de Marc Márquez do GP da Argentina, e com a perspetiva de cumprir com a intenção subjacente à decisão tomada pelo painel de comissários MotoGP da FIM, a penalização de duas voltas longas deverá ser cumprida no próximo evento em que ele [o piloto] possa participar», refere, em comunicado.

A terceira ronda do Mundial de velocidade será o GP das Américas, em Austin, no Texas (Estados Unidos), de 14 a 16 de abril.

Além de Márquez, também Miguel Oliveira é baixa confirmada na Argentina.