Sébastien Loeb venceu a 12.ª etapa do Dakar, 5.ª seguida e 6.ª nesta edição da prova.

O piloto francês da BRX impôs-se entre o deserto Quarto Vazio e Shaybah, na Arábia Saudita e igualou o feito alcançado por Ari Vatanen, que em 1989 também venceu cinco etapas seguidas.

Loeb, que foi nove vezes seguidas campeão do Mundo de WRC (de 2004 a 2012), subiu ao segundo lugar da geral por troca com o brasileiro Lucas Moraes (Toyota), que ficou preso numa duna.

O sueco Mattias Ekstrom (Audi) foi o segundo mais rápido do dia (gastou mais 03.19 minutos) e o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) fechou o pódio a 03.31 minutos.

O de hoje permitiu ao antigo campeão mundial de ralis ascender ao segundo lugar da geral, aproveitando um erro do brasileiro Lucas Moraes (Toyota), que ficou preso numa duna.

Al-Attiyah continua a a liderar a classificação geral nos carros, agora com 01:27.10 horas de vantagem sobre Loeb.

Destaque ainda para o abandono da dupla composta pelo lituano Vaidotas Zala (Hunter) e pelo português Paulo Fiúza devido a problemas mecânicas.

Nas motas, Toby Price (KTM) ascendeu ao comando após terminar a etapa no terceiro lugar. O australiano que venceu o Dakar em 2016 e 2019 tem agora 28 segundos de vantagem sobre o norte-americano Skyler Howes (Husqvarna), que foi quinto num dia dominado pelo chileno Ignacio Cornejo (Honda).