José Mourinho cai pela terceira vez nas meias-finais da Liga dos Campeões, o que não acontecia há quatro épocas, quando foi eliminado pelo Liverpool.

Na estreia pelo Real Madrid, o treinador português conseguiu, ainda assim, chegar muito perto de Wembley, já que há oito anos que os merengues não atingiam sequer as meias-finais.

Nas últimas oito temporadas, Mourinho conquistou duas champions, a primeira em 2003/04 pelo FC Porto e a última em 2009/10 pelo Inter. Ao serviço do Chelsea, o técnico perdeu duas meias-finais para o Liverpool (2004/05 e 2006/07) e ficou pelo caminho nos oitavos ante o Barcelona (2005/06). No primeiro ano em Milão, Mourinho foi derrotado também nos oitavos, pelo Manchester United.

Já Pep Guardiola garantiu a segunda presença na final em três épocas como treinador do Barcelona: estreou-se com a conquista do troféu frente ao Manchester United (2008/09), no ano passado foi eliminado nas meias-finais precisamente por Mourinho, então no Inter, e esta temporada volta a conquistar um lugar na final.