José Mourinho, treinador do Chelsea, e Giovanni Trapatonni, treinador do Benfica, integram o lote de convidados para participar no sexto Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, que vai decorrer em Nyon, Suíça, do qual também fazem parte a maior parte dos treinadores dos principais clubes da Europa, como são os casos de Alex Ferguson (Manchester United), Arsène Wenger (Arsenal), Félix Magath (Bayern Munique), Fábio Capello (Juventus), Carlo Ancelotti (Milan), Cláudio Ranieri (Valência), Paul Le Guen, entre outros.
O fórum, que passou a realizar-se todos os anos, depois do sucesso das primeiras edições, é considerado pela UEFA como uma oportunidade ideal para os treinadores discutirem assuntos de interesse mútuo, de forma informal, de maneira a que possam trocar ideias fora do ambiente de pressão a que estão submetidos diariamente nos respectivos clubes. A UEFA regista as opiniões dos técnicos e procura, quando possível, dar algumas respostas às suas principais preocupações, como foi o caso, no último fórum, da abolição do «golo de ouro» nos prolongamentos.
Este ano, os treinadores vão dar a sua opinião sobre o formato das competições europeias, com particular destaque para a última edição da Liga dos Campeões, em que o F.C. Porto conquistou o troféu. Outro dos assuntos em agenda, é a eterna disputa entre clubes e selecções quanto à cedência de jogadores. O fórum começa na sexta-feira e prolonga-se ao longo da próxima semana.