Baltemar Brito, atual técnico do Grêmio Osasco, foi adjunto de José Mourinho no Leiria, no FC Porto e no Chelsea e conhece bem o «Special One».

Em entrevista ao UOL Esporte, o técnico, agora com 61 anos, desmonta a ideia feita de que Mourinho é arrogante: «Isso é coisa de quem não o conhece».

Brito conhece o José Mourinho há 30 anos, desde que ambos estiveram no Rio Ave, na década de 80, numa altura em que o clube vila-condense era orientada por Mourinho Félix, pai do atual treinador do Real Madrid.

Atual treinador do Grêmio Osasco, da segunda divisão paulista, Brito admite na entrevista ao site brasileiro que aplica muitas da lições aprendidas com Mourinho: «Eu o conheci quando ele tinha uns 17, 18 anos. Não deu para ter impressão alguma, foi algo muito vago. A gente jamais imaginava que ele se tornaria o que é hoje».

Baltemar insiste na afirmação: Mourinho não é arrogante, ao contrário do que muitos pensam : «Essas pessoas que falam dele não o conhecem. Lógico que ele não vai ser aberto a todo mundo, como qualquer pessoa também não é. Cada um tem seu espaço. Ele é bastante reservado».