José Mourinho recordou a conquista da Liga dos Campeões em 2004, com o F.C. Porto, numa entrevista ao site da UEFA. O treinador revela que já se senti campeão da Europa muito antes de bater o Mónaco (3-0) em Gelsenkirchen.
Depois de passar a fase de grupos com o Real Madrid dos «galáticos», o F.C. Porto eliminou o Manchester United, nos dezasseis avos de final, com um empate em Old Trafford, com um golo de Costinha nos descontos. Foi a partir daí que o atual treinador do Real Madrid sentiu que já ninguém podia travar o F.C. Porto. «Fomos ao Bernabéu e empatámos, saímos desse jogo com boas sensações», começou por recordar.
«Uns dias mais tarde houve o sorteio e calhou-nos o United. Fomos a Manchester e isso já faz parte da história: aos noventa minutos estávamos a perder, marcámos aos 91 e passámos. Quando nos qualificámos em Old Trafford sentimos que, se podíamos eliminar o Manchester United, podíamos eliminar qualquer equipa», destacou.
Seguiram-se as eliminatórias com o Lyon e com o D. Corunha a darem corpo a um F.C. Porto que acabou por trucidar o Mónaco na final com golos de Carlos Alberto (39m), Deco (71m) e Alenitchev (75m).
«Sentimos que não podia correr mal. Vencemos nas calmas. Sempre disse que não celebrei como se fosse uma final da Liga dos Campeões, porque não senti que fosse uma final da Champions. O jogo foi muito calmo e controlado. Não me senti um campeão europeu depois do árbitro ter apitado pela última vez. Senti-me campeão da Europa muito antes do jogo acabar», destacou ainda.
Recorde a final de Gelsenkirchen: