José Mourinho explicou nesta sexta-feira a ideia do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, quando o contactou para assumir a selecção portuguesa. O treinador do Real Madrid não assumiu o posto, que ficou a cargo de Paulo Bento.

«Eu era a primeira escolha e ele a seguinte», disse o técnico, em conferência de imprensa. «O presidente (Gilberto Madail) queria que o Paulo (Bento) entrasse numa altura de mais tranquilidade, com mais confiança e mais esperança de atingir o Europeu», revelou Mourinho, citado pela «Lusa».

Assim, a ideia era que Paulo Bento fosse nomeado seleccionador numa conjuntura mais favorável, uma vez que as contas de apuramento para o Euro-2012 estão complicadas. «Foi por isso que me pediram para orientar os dois jogos, a minha experiência e o meu estatuto poderiam tornar mais fácil motivar os jogadores e os adeptos», contou Mourinho.

Desse modo, existiria «um clima positivo em Portugal para, depois, o Paulo entrar num momento de esperança» para a Selecção Nacional. Ainda assim, José Mourinho acredita no trabalho do agora seleccionador: «Tem nas suas mãos a equipa. Não é um treinador com 20 anos de experiência, mas também não é um miúdo. Tem experiência como jogador e, como técnico do Sporting, esteve na Liga dos Campeões e na Taça UEFA.»

O treinado do Real Madrid também acredita que Paulo Bento vai ter sucesso. «Pela sua personalidade, vai conseguir levar as coisas em frente, vai conseguir», concluiu.