Rui Silva corre esta quarta-feira, pelas 20h10, a final dos 1500 metros dos Mundiais de atletismo. É o momento mais aguardado do programa do dia em Helsínquia para os portugueses.
No estádio olímpico de Helsínquia, que se prevê lotado àquela hora, o fundista português é um dos favoritos à sucessão do marroquino Hicham el Guerrouj, ausente, e tem a segunda melhor marca pessoal entre os participantes. A corrida do português será seguida em Portugal e terá um etsádio bem composto de olhos postos em Helsínquia - em Alvalade a prova será transmitida em directo pelos ecrãs gigantes, antes do encontro entre Sporting e Udinese.
Pela manhã, Nelson Évora tenta a sua sorte na qualificação do triplo salto, adiada na véspera por causa da chuva torrencial que caiu sobre o estádio de Helsínquia.
Em prova estará ainda Jessica Augusto, que às 19h20 corre a eliminatória dos 5000 metros. Para a final apuram-se as quatro primeiras de cada uma das duas séries, mais os sete melhores tempos.
Na final do salto com vara feminino não será de estranhar que a russa Yelena Isinbayeva vá para recorde do Mundo, a mais de cinco metros.
Completam o programa as finais do decatlo e dardo masculinos e do comprimento e 400 metros, femininos.