Consagração suprema para a velocidade da Jamaica, na última jornada dos Mundiais de atletismo: dupla vitória na estafeta 4x100, em masculinos e e femininos, na consagração de Shelley-Ann Fraser e Usain Bolt como reis destes Mundiais.

Com esta vitória, Usain Bolt passou a ser o homem com melhor registo de medalhas em Mundiais: depois de ganhar na Rússia os 100 metros (9,77 segundos) e os 200 (19,66), passou a contar oito medalhas de ouro e duas de prata, superando os norte-americanos Carl Lewis, Allyson Felix e Michael Johnson, todos também com oito cetros.

Na prova feminina, o quarteto jamaicano cortou a meta com o tempo de 41.29, novo recorde da competição, bem à frente da equipa francesa (42.73) que superou a norte-americana na luta pela medalha de prata.

Na prova masculina, os Estados Unidos estiveram na frente até ao último percurso, mas a entrada em cena de Usain Bolt, conjugada com uma entrega de muito mau nível para Justin Gatlin, permitiram à Jamaica uns últimos cem metros triunfais com Bolt a cortar a meta com a melhor marca mundial do ano (37.36) contra 37.66 dos norte-americanos e 37.80 da Grã-Bretanha, que ficou com o bronze.