A selecção feminina de corta-mato classificou-se no quinto lugar no Campeonato do Mundo da especialidade que decorreu em Bydgoszcz, na Polónia. Portugal somou o mesmo número de pontos do que Marrocos, mas a formação africana reclamou o quarto posto graças ao 39º lugar da sua quarta atleta contra o 44º da quarta portuguesa.
Jéssica Augusto (21.ª), Sara Moreira (27.ª), Anália Rosa (35.ª) e Ana Dias (44.ª) foram as quatro atletas que pontuaram por Portugal, tendo ficado de fora dos pontos Daniela Cunha (60.ª) e Vanessa Fernandes (62.ª).
Jéssica Augusto, apesar da 21ª posição, foi a atleta nascida na Europa melhor classificada. A holandesa Hilda Kibet classificou-se no 10º lugar, mas nasceu no Quénia.
A prova foi ganha precisamente pela queniana Emily Chebet que bateu, ao sprint, a sua compatriota Linet Masai que repetiu o segundo lugar de há um ano. A etíope Meselech Melkamu fechou o pódio pela quarta vez nos últimos cinco anos, enquanto outra das favoritas, Tirunesh Dibaba, campeã em 2005, 2006 e 2008, foi apenas quarta.