José Castro ou Zé do Pedal, como é conhecido, vai usar um kart a pedal para fazer a travessia entre 19 países europeus e africanos entre Paris e a África do Sul, onde se realiza o Mundial 2010. O brasileiro importou um kart fabricado na Holanda para substituir a bicicleta que usou nos Mundiais de Espanha-82 e do México-86.
Apaixonado pelo futebol, Zé do Pedal pretende iniciar a viagem no dia 1 de Maio, partindo da Torre Eiffel, em Paris, num percurso de 700 dias. O Brasil ainda não está qualificado para o Mundial-2010 (o país organizador é o único já qualificado) e ocupa o terceiro lugar da zona sul-americana, mas o fã dos canarinhos garante que vai lá estar a torcer pela sua selecção.
O kart que vai ser utilizado pelo ambientalista e fotógrafo de profissão está equipado com pneus de alta durabilidade, aro de polietileno, freio a disco nas duas rodas traseiras, sete mudanças, farol e outros acessórios. José Castro pretende também com a sua viagem conseguir fundos para a campanha Sight First (Visão Primeiro) do Lions Clube Internacional. «Estou sempre a fazer campanhas a favor do meio ambiente, mas sei que no Mundo existem milhares de crianças e adolescentes que não podem ver o verde como o verde é. Estas crianças conhecem uma cachoeira apenas pelo barulho das águas batendo nas rochas e conhecem um pássaro apenas pelo seu cantar. Nós podemos reverter esse quadro», explicou, citado pela agência Lusa.