O presidente da FIFA, Joseph Blatter, admitiu esta segunda-feira que os relvados do Mundial de 2010, na áfrica do Sul, podem ser artificiais.
«Apesar de não haver uma decisão final, cremos que o Campeonato do Mundo de 2010 possa ser jogado em piso sintético», disse o dirigente suíço, acrescentando que «é altura da região pensar em relva sintética.
O projecto «Vencer em África com África» vai levar um piso artificial aos países do continente que fazem parte da FIFA, com excepção da África do Sul. A relva natural sofre um grande desgaste durante a época das chuvas e também na era de maior seca. «Um relvado sintético dá-nos as mesmas condições o ano todo», argumentou Blatter.
O máximo dirigente do futebol mundial declarou que não gostou dos relvados que viu no Gana, onde decorreu o último Campeonato Africanos das Nações (CAN).
«Segui os jogos com muita atenção e posso dizer que o futebol africano está num nível alto. Não gostei foi dos relvados, especialmente em Accra. A relva estava demasiado alta», disse.