Com muitos jogadores que actuam no futebol português em acção, a zona sul-americana de qualificação já tem três equipas apuradas, restando nesta altura apenas uma vaga directa, e mais uma de acesso ao play-off. Apesar da vitória sofrida sobre o Peru, a Argentina, com Di María e Aimar, continua em dificuldades para carimbar o passaporte para a África do Sul.
O Chile, de Matías Fernandez, aproveitou a situação privilegiada para fechar as contas no fim-de-semana, à custa da Colômbia, de Falcao e Guarín.
Além da Argentina, também o Uruguai (Maxi Pereira, Fucile, Alvaro Pereira e Rodríguez) e o Equador continuam na corrida, mas em situação ainda mais complicada do que a alviceleste. O Uruguai-Argentina da próxima quarta-feira será a chave das contas.
Zona sul-americana
Classificação: Brasil, 33; Paraguai, 33; Chile, 30; Argentina, 25; Uruguai, 24; Equador, 23; Venezuela, 21; Colômbia, 20; Bolívia, 12; Peru, 10.
Já apurados: Brasil, Paraguai e Chile
Uma vaga directa em aberto, mais uma para play-off.
Podem apurar-se directamente ou ir ao play-off: Argentina, Uruguai e Equador
Ponto de situação:
Brasil, Paraguai e Chile estão apurados.
A Argentina apura-se para o Mundial se: vencer o Uruguai; empatar com o Uruguai e o Equador não ganhar ao Chile por cinco ou mais golos de diferença;
Argentina falha o Mundial se: Uruguai e Equador vencerem os seus jogos
Uruguai apura-se para o Mundial se: vencer a Argentina.
Uruguai falha o Mundial se: perder ou empatar com a Argentina e o Equador vencer o Chile
Equador apura-se para o Mundial se: vencer o Chile por cinco ou mais golos de diferença e Uruguai e Argentina empatarem
Equador falha o Mundial se: não vencer o Chile
PLAY-OFF
Argentina vai ao play-off se: perder com o Uruguai e o Equador não vencer o Chile; empatar com o Uruguai e o Equador vencer o Chile por uma diferença de cinco ou mais golos
Uruguai vai ao play-off se: perder ou empatar com a Argentina e o Equador não vencer o Chile
Equador vai ao play-off se: vencer o Chile e a Argentina vencer o Uruguai