Já são conhecidas as dez seleções africanas que se qualificaram para a terceira e última fase de qualificação da zona africana para o Mundial-2014, com destaque para a presença de Cabo Verde neste restrito grupo, depois da sensacional vitória dos «tubarões azuis» no sábado na Tunísia (2-0). Os dez sobreviventes vão agora lutar pelas cinco vagas que o continente negro tem reservadas para a fase final do Brasil em jogos a eliminar. O sorteio que vai definir os emparelhamentos está marcado para 16 de setembro, para o Cairo.

Os Camarões, com uma vitória sobre a Líbia, com um golo solitário de Aurelien Chedjou, foram os últimos a qualificar-se para esta última fase, juntando-se a Cabo Verde, Etiópia, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia e Senegal que já tinham garantido o bilhete para a última fase. De fora, ficam seleções como a África do Sul, que organizou o último Mundial, tal como a Serra Leoa, Tunísia e Marrocos.

Cabo Verde será, assim, a única seleção dos países africanos de língua oficial portuguesa com possibilidades de chegar ao Brasil, com o primeiro lugar no Grupo B. Angola despediu-se com uma goleada à Libéria (4-1), mas não foi além de um terceiro lugar no Grupo J, atrás do Senegal e do Uganda. Moçambique, por seu lado, empatou com o Zimbawe (1-1) e somou apenas três pontos no Grupo G liderado pelos «faraós» do Egito.

Os dez finalistas vão agora ter de esperar por 16 de setembro, dia em que vai decorrer, no Cairo, o sorteio que vai definir os cinco jogos que vão apurar os cinco representantes de África.