Ainda não são conhecidos todos os países que irão estar presentes no Mundial da África do Sul, em 2010, mas a FIFA já trabalha a todo o gás na organização do Campeonato do Mundo seguinte. Em 2014 será o Brasil a acolher a maior competição mundial de selecções, mas, para já as provas dadas não satisfazem os avaliadores.
«Na recente visita que fizemos ao país, constatamos, por exemplo, que há um problema grave de espaço em São Paulo, já que não há o número de lugares exigidos num estádio que vai ser palco de um Mundial» declarou Jerome Valcke, secretário geral da FIFA, à «TV Globo».
Esta não foi a primeira vez que Valcke criticou o estádio brasileiro, mas, apesar de o São Paulo garantir ter feito alterações ao projecto de reestruturação do estádio de modo a que este tenha as condições exigidas, estas ainda não são consideradas satisfatórias.
O São Paulo diz-se absolutamente convicto de que as condições apresentadas estão de acordo com aquelas que a FIFA exige, mas diz-se disposto a negociar eventuais alterações e, inclusive, a receber Jerome Valcke para que este veja «in loco» as condições do estádio e da área envolvente.
O Estádio do Morumbi deverá ser o palco do jogo de abertura da prova. Se a FIFA não vir satisfeitas as suas exigências, vai pedir a construção de um novo estádio no local, caso contrário São Paulo poderá ficar de fora do Mundial.