O incêndio ocorrido em outubro passado nas obras do Arena Pantanal, um dos 12 estádios que acolhem jogos do Mundial-2014, pode ter danificado seriamente a estrutura, avançou a agência Reuters.

Aquela agência internacional teve acesso a um relatório do Ministério Público brasileiro, que chama a atenção para a possibilidade de o estádio não ser entregue a tempo do Mundial-2014, e critica o comportamentos dos responsáveis do governo estadual de Mato Grosso, por insistirem em dizer que o incidente do ano passado não abalou estruturalmente o estádio.

«Ressalta-se que a perda de resistência destes elementos pode comprometer a estabilidade global desta construção. Recomenda-se, fortemente, que seja verificada, por meio de ensaios, os reais danos sofridos pela estrutura», aponta o relatório, citado pela Reuters, garantindo ainda que o «concreto foi completamente desfragmentado».

A Secretária Extraordinária do Mundial-2014 tem conhecimento deste estudo desde dezembro passado.

Com custo estimado em 570 milhões de reais (cerca de 175 milhões de euros), o Arena Pantanal, em Cuiabá, tem 95% das obras concluídas e, se tudo correr como esperado, deve ser inaugurada em março. O estádio tem capacidade para 41.300 espetadores e será palco de quatro partidas da primeira fase.