Sexta-feira não foi um dia bom para o Mundial e sábado seguiu a mesma tendência. Na manhã de sexta, durante um treino, Franck Ribéry sentiu dores e confirmou-se o agravamento da lombalgia. À noite, num jogo amigável, Marco Reus fez uma rotura parcial de ligamentos. Ambos vão falhar a prova.

As estrelas do B. Munique e do B. Dortmund são apenas mais dois nomes para juntar a uma longa lista de ausências de peso, umas forçadas, outras por opção. Só nos últimos dias, também a Rússia perdeu o capitão Shirokov com uma lesão no tornozelo e a França ainda ficou sem o médio Clément Grenier.

Antes, já a Colômbia tinha perdido Radamel Falcao, Perea Edwin Valencia. Na madrugada deste sábado perdeu ainda Aldo Ramírez. A baixa mais recente é  Elderson, antigo jogador do Sp. Braga. O lateral esquerdo da Nigéria está lesionado e não vai recuperar a tempo.

A Itália ficou sem Montolivo durante um amigável e o México sem Luis Montes também num encontro de preparação.

A Holanda deixou de contar com Rafael van der Vaart ainda durante o estágio (e já tinha perdido Van der Wiel e Kevin Strootman...), tal como a Alemanha com Lars Bender, e o Gana, adversário de Portugal, viu Jerry Akaminko fraturar um tornozelo.

Mas há quem nem tenha chegado a esta fase. A Espanha perdeu Thiago Alcántara e Valdés ao longo da época, assim como a Inglaterra perdeu Theo Walcott, e a Croácia, sem Niko Kranjcar, Ivan Strinic e Ivo Ilicevic recuperados, também se pode queixar.

Os alemães Badstuber e Gundogan, lesionados de longa duração, não puderam sequer ser uma opção para Joachim Low. O mesmo aconteceu ao português Sílvio.

Na Costa Rica, Bryan Oviedo também não conseguiu recuperar a tempo e Álvaro Saborío partiu um dedo do pé. Na última jornada em França, o guarda-redes Steve Mandanda assustou com uma fratura na vértebra do pescoço e disse adeus ao Brasil.

Recorde ainda a lista de craques que não vão ao Mundial por opção:

Samir Nasri (França)
Landon Donovan (EUA)
Giuseppe Rossi (Itália)
Carlos Tévez (Argentina)
Robinho, Ronaldinho, Kaká, Lucas Moura e Lucas Leiva (Brasil)
Mohammadou Idrissou (Camarões)
Dani Carvajal (Espanha)
Lacina Traoré (Costa do Marfim)
Avraam Papadopoulos (Grécia)
Michael Carrick e Ashley Cole (Inglaterra)
Ricardo Quaresma (Portugal)