Durante seis anos funcionou, mas entretanto os outros aprenderam a contrariar a Espanha. É desta forma que José Mourinho explica o falhanço dos campeões do mundo em título no Brasil.

«As pessoas aprendem como jogar contra as melhores equipas. Quando as melhores equipas jogam acreditando que a sua filosofia é a melhor, os outros aprendem. A Espanha foi fantástica nos últimos quatro ou seis anos, na maneira de jogar, mas as pessoas aprenderam, olharam, estudaram», afirmou, ao portal «Yahoo».

O mérito, portanto, está em quem soube contrariar o estilo espanhol. «O facto de só terem marcado um golo de penálti, de terem 0 pontos e de já estarem a fazer as malas para voltar a casa é uma grande responsabilidade da Holanda e do Chile», explicou, acrescentando que estas duas seleções «fizeram o que tem de ser feito no futebol moderno: ser estratégicos».

«Foram muito bons nisso e a Espanha não conseguiu lidar com isso. Van Gaal foi brilhante a analisar e a preparar o jogo, Sampaoli ainda mais. Temos de ser justos e, em vez de dizermos que a Espanha não jogou bem, que é verdade, lembrarmos que o Chile fez um trabalho fantástico e dar os parabéns ao selecionador», concluiu.