*Enviado-especial ao Brasil

Salvador já teve a primeira festa portuguesa. A seleção nacional chegou esta noite à capital da Bahia, aterrando por volta das 20 horas locais, cerca da meia noite em Portugal.

À espera da seleção estava a caravana prometida pelos portugueses na Bahia, mas a verdade é que não foi simples acompanhar o grupo de Paulo Bento, devido às fortes medidas de segurança aplicadas.

O Maisfutebol esteve na unidade hoteleira que vai receber a seleção até segunda-feira, dia do jogo com a Alemanha. A localização é tranquila, em Itapuã, às portas de Salvador e a poucos quilómetros do aeroporto. Mas o aparato policial era evidente, até porque nas imediações do hotel fica um quartel da polícia local.

Os adeptos que acompanharam a seleção juntaram-se, depois, à porta do hotel a assistir, bem ao longe, à saída dos jogadores. O objetivo era o habitual: ver Cristiano Ronaldo.

«Vim cá só para ver o Cristiano. Sou brasileiro, nascido e criado em Salvador, mas gosto muito da seleção portuguesa por causa do Cristiano», contava Raul Guilherme, um dos presentes.

Também portugueses por lá se encontravam. Conversámos com Cátia Gaudêncio, portuguesa a morar no Brasil há três anos. «É fantástico ter cá Portugal. Estou muito feliz. Segunda-feira vou ao jogo claro, até porque hoje fui ao aeroporto mas não consegui ver nenhum jogador», lamentou.

António Coradinho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia, organizadora da festa não oficial de receção à comitiva lusa, estava vestido a rigor e agarrado a uma das bandeiras maiores.

«Poderia ter corrido melhor, estivemos um pouco a jogar ao gato e ao rato. Mas a emoção é grande», confessa.

À porta do hotel estava cerca de meia centena de pessoas, entre moradores do local e adeptos lusos, uns com mais, outos com menos sotaque.

Os gritos de Portugal sucederam-se e ao avistar Cristiano Ronaldo a multidão soltou o maior grito de euforia. Depois cantou: «Melhor do mundo! Melhor do mundo!».

Salvador está preparada. Segunda-feira rola a bola.

A receção à seleção: