No site oficial da FIFA é possível ver as estatísticas do Mundial sob vários ângulos. E chegar a dados curiosos, como este. Comparando Manuel Neuer, melhor guarda-redes da competição, e Lionel Messi, eleito melhor jogador, conclui-se que o alemão realizou mais passes que o argentino.

Isto aconteceu não só no jogo da final, em que Neuer fez 42 passes e Messi 28, mas no total de todos os jogos, tendo o guarda-redes realizado 244 e o avançado 242.

Neuer, que no Brasil vimos em várias ocasiões a sair da área para ajudar a defesa, foi o guarda-redes que fez mais passes no Campeonato do Mundo. Mas Jasper Cillessen, o guarda-redes da Holanda, não ficou assim tão longe, terminou o Mundial com 239 passes tentados. Romero, o guardião da finalista argentina, ficou-se pelos 209. E o brasileiro Júlio César, o outro semi-finalista, pelos 172.

Nas estatísticas gerais de passes do Mundial elaboradas pela FIFA, que pode ver aqui, lideram de resto dois jogadores da Alemanha. Philip Lahm (651 tentados, 562 completos), que foi médio e lateral do Brasil, e também o médio Toni Kroos (633/537). O argentino Javier Mascherano (626/536) completa o pódio.