A formação do Sporting surge no oitavo lugar num ranking de 821 clubes que contribuíram para o desenvolvimento de jogadores selecionados para o Mundial 2014 de futebol, no Brasil.

O ranking foi elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES Football Observatory) e lista os clubes cruzando duas variáveis: o número de jogadores da sua formação presentes no Campeonato do Mundo e o número de jogos realizados por estes jogadores mundialistas na equipa principal do clube até aos 23 anos.

VEJA O CALENDÁRIO DO MUNDIAL

No topo da lista surgem os holandeses do Feyenoord, com nove jogadores no Mundial treinados na sua formação e 882 jogos na equipa principal de mundialistas enquanto eram sub-23.

Seguem-se o FC Barcelona (nove, 783 jogos), o Dínamo Zagreb (oito, 812), o Ajax (sete, 867), o Lille (oito, 760), o Manchester United (Gsete, 708) e o Deportivo Saprissa, da Costa Rica (nove, 445).

O Sporting surge no oitavo lugar do ranking, com oito mundialistas formados no clube (Beto, Nani, William Carvalho, Rui Patrício, Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela) e 502 jogos de jogadores sub-23.

Quatro lugares depois, no 12.º posto, aparece o segundo clube português da lista, o FC Porto, com sete jogadores da formação no Mundial (Hélder Postiga, Vieirinha, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Alves, o colombiano James Rodriguez e o ganês Christian Atsu) e 471 jogos de sub-23.

Já o Benfica consegue apenas a 82.ª posição, com um jogador e 353 jogos de sub-23 (João Pereira).

O CIES define que um jogador é da formação apenas no caso de este ter estado três anos consecutivos num clube, entre os 15 e os 21 anos. Por isso James Rodriguez e Atsu são considerados da formação do FC Porto e também por essa razão Ricardo Costa surge como jogador da formação tanto do FC Porto como do Boavista.

Tanto o Belenenses (Rúben Amorim e André Almeida) como o Boavista (Raúl Meireles e Ricardo Costa) formaram dois jogadores mundialistas, mas surgem mais abaixo no ranking porque estes jogadores fizeram menos jogos nas respetivas equipas principais do que os mundialistas do Benfica.

O CIES Football Observatory listou 821 clubes neste "ranking" (todos os que contribuíram para a formação dos convocados das 32 seleções). Assim, na lista surgem clubes portugueses como o ADC Adémia, que formou o avançado português Éder, o Varzim (que formou Neto), o Casa Pia (por onde jogou enquanto sub-23 o guarda-redes Beto) ou o Olivais e Moscavide (Miguel Veloso).

O estudo do CIES conclui igualmente que foi em França que mais jogadores mundialistas se formaram enquanto futebolistas. O CIES nota que tal se deve ao facto de muitos jogadores de seleções africanas terem iniciado o seu treino logo em clubes gauleses, mas também à "alta taxa de empregabilidade" de jogadores sub-23 nos emblemas francesas.