O antigo árbitro argentino Horacio Elizondo é o comentador do Yahoo para as arbitragens do Mundial e, depois do jogo dos oitavos de final Holanda-México, mostra claramente o cartão vermelho a Pedro Proença por alegadamente ter falhado em dois lances-chave.

Segundo Horacio Elizondo o árbitro português teve uma «atuação polémica», que acabou por ter influência no resultado do jogo.

«O primeiro lance regista-se aos 46 minutos do primeiro tempo, quando Robben entra na área mexicana, era penalty e Proença não sancionou. O segundo lance ocorreu aos 91 minutos, quando todos já esperavam pelo prolongamento», explica.

Já no tempo extra, Proença assinalou grande penalidade por falta sobre Robben, que segundo Elizondo «não existe». Assim, o comentador das arbitragens do Yahoo qualifica a atuação do árbitro português como «pobre» por ter assinalado «faltas inexistentes» sobre Robben, jogador que considera um «grande simulador».

O antigo árbitro argentino fala ainda das críticas dos meios de comunicação social que afirmavam que Pedro Proença tinha compensado «uma má decisão com outra». Porém Elizondo diz que não acredita na «compensação» e garante que o papel dos árbitros «é decidir bem e equivocar-se o menos possível».