*Enviado-especial ao Brasil

Joachim Löw garantiu este domingo que a Alemanha estará «a cem por cento» no jogo de segunda-feira frente a Portugal, em Salvador, na estreia no Campeonato do Mundo.

«Durante o estágio tivemos alguns problemas com lesões, com afetaram Neuer, Lahm, Khedira, Schweinsteiger, mas foram ultrapassados e amanhã estarão todos a 100 por cento. É importante evitar as lesões, porque podem ser sério percalço. Estes dias de preparação foram muito importantes, porque permitiu fazer crescer o espírito de grupo e a competição entre os jogadores. Esta é uma tarefa que exige os 23 jogadores, se quisemos concretizar os nossos objetivos», afirmou o selecionador germânico,

A
Mannschaft tem, reconhecidamente, um dos melhores planteis no Brasil e vai cumprir o 100º jogo numa fase final frente à seleção das quinas. Isso dá esperança a Löw em sair do Mundial com a taça: «Nos últimos anos mostrámos que somos uma equipa com muitas alternativas. Precisamos de um onze, mas também de suplentes e aí temos excelentes opções.»

O clima também não preocupa Löw. «Vimos que os jogadores demoraram alguns dias para se adaptarem ao clima e ao fuso horário. Há por aqui muita humidade e muito calor, mas o facto de ser à hora do almoço não será problema, porque estamos bem preparados para enfrentar este clima.»