*Enviado-especial ao Brasil

Karim Benzema, avançado do Real Madrid e da seleção francesa, comentou assim a eliminação dos «bleus» perante a Alemanha:


«Foi por pouco. Perder 1-0 num golo de bola parada permite-nos pensar que estivemos perto. Fizemos uma grande segunda parte, mas até ao intervalo não pesámos tanto como queríamos. Foi um jogo difícil, mas podemos estar orgulhosos do nosso percurso.»

O que terá faltado à equipa?
«Faltou-nos um pouco mais de eficácia nos duelos com Neuer. Tentámos muitas coisas, de formas diferentes, mas ele conseguiu uma boa exibição. Não sei quantas defesas fez ao certo, mas foi importante.»

Que balanço faz do Mundial?
«Há muitas coisas positivas a retirar do nosso percurso, até porque esta é uma equipa muito jovem. Passámos a primeira fase com grande segurança, chegámos aos oito melhores, e acabámos por cair num jogo decidido por muito pouco. Podemos sair do Mundial com a cabeça bem levantada – e com a sensação de que podia ter sido ainda melhor.»

A Alemanha foi mais forte em quê?
«É uma grande equipa, eles jogam juntos há muito tempo e têm facilidade em explorar o espaço entre linhas. Não creio que fisicamente estivessem melhores do que nós, alguns jogadores deles acabaram o jogo com cãimbras. Criámos-lhes dificuldades também a esse nível, empurrámo-los para a área. Mas hoje, simplesmente, não chegou».