A federação do Gana (GFA) emitiu este domingo um comunicado em que informa que solicitou à polícia do país a investigação de duas pessoas, Christopher Antoh Forsythe e Obed Nketiah, por tentativa de fraude.

Os ganeses explicam que os dois indivíduos encontraram-se no mês passado com o presidente Kwesi Nyantakyi a fim de apresentar uma proposta para comprar os direitos dos jogos da seleção principal em nome de uma empresa com sede em Inglaterra. Essa proposta foi entregue, segundo a direção da federação, ao comité legal do organismo para ser analisada, tendo em vista aconselhamento futuro.

Nas últimas horas surgiu a notícia de que os dois indivíduos terão sido filmados num documentário sobre resultados combinados. De acordo com os meios de comunicação que investigam a situação, existe uma cláusula na proposta em que a escolha dos árbitros seria feita pela empresa que se propunha a comprar os direitos dos encontros particulares dos «Black Stars». Forsythe e Nketiah terão sido filmados a afirmar que iriam subornar dirigentes da federação ganesa para garantir que o contrato seja assinado.

A GFA garante que o contrato não foi assinado, e que ainda espera a resposta do seu Comité Legal, além de que nenhum dirigente aceitou subornos, avançando agora para o pedido de investigação dos dois indivíduos e para a comunicação do sucedido à Confederação Africana de Futebol e à FIFA.