O Comité de Emergência da FIFA decidiu suspender a Federação Nigeriana de Futebol (NFF), com efeitos imediatos, devido a interferência governamental, informou o organismo internacional, em comunicado.

Os estatutos da FIFA obrigam os seus membros a serem geridos de forma independente e sem interferência de terceiros.

A 04 de julho de 2014, a FIFA tinha enviado uma carta à NFF a expressar «grande preocupação» com a decisão de um tribunal local que impediu o presidente do organismo, o comité executivo e a assembleia-geral de gerirem o futebol nigeriano.

Essa mesma decisão do tribunal pedia ao ministro nigeriano dos desportos para indicar uma pessoa para gerir a NFF enquanto o caso não fosse julgado, sem indicar contudo uma data para a audição.

A pessoa indicada pelo governante decidiu convocar uma AG extraordinária para 05 de julho, o que, de acordo com a FIFA, viola os estatutos da NFF, sendo que havia eleições inicialmente marcadas para 26 de agosto.

«Esta suspensão será levantada mal as decisões do tribunal sejam retiradas e que a comissão executiva, a assembleia-geral e a direção, legalmente eleitas, possam trabalhar sem quaisquer interferências», lê-se no comunicado da FIFA.

Esta decisão impede as seleções e os clubes nigerianos de participarem em qualquer prova internacional, ficando a equipa sub-20 impedida de estar no Mundial sub-20 feminino, se a suspensão não for levantada até 15 de julho.