Esta quarta-feira as seleções que vão disputar o Campeonato do Mundo de futebol fazem os últimos testes em jogo antes de os selecionadores nacionais de cada país escolherem os 23 convocados que cada um vai levar ao Mundial 2014.

Portugal é um dos países que vai estar em campo e a Seleção Nacional fará este último teste frente a um adversário que também estará no Brasil: os Camarões. Na equipa portuguesa estão duas estreias: Ivan Cavaleiro e Rafa. Além dos dois extremos, Paulo Bento voltou a chamar Edinho, Ruben Micael, Josué, Rolando e Miguel Lopes, assim como Anthony Lopes, para aumentar o leque de opções que ainda poderão intrometer-se no núcleo de inquestionáveis; ou eventuais lesionados.

A seleção orientada por Volker Finke está em Portugal com algumas das suas maiores estrelas como Samuel Etoo, Alex Song, mas Jean-Marie Dongou ficou fora deste «amigável» de Leiria.

Entre os adversários de Portugal no Campeonato do Mundo, a Alemanha defronta o Chile. O selecionador Joachim Löw tem quatronovidades entre os convocados: o jovem avançado do Hamburgo Pierre-Michel Lassoga (nove golos em 13 jogos), os defesas Shkodran Mustafi (Friburgo) e Matthias Ginter (Sampdoria) e o médio do Augsburgo Andre Hahn. Schweinstiger está também de volta (Mario Gomez ainda recupera forma física após lesão).

Na seleção do Gana, a grande novidade é a chamada do guarda-redes Stephen Adams do clube ganês Aduana Stars. E com os regressos de Jordan Ayew e John Boye dois jogos depois, o selecionador Kwesi Appiah parece ter poucas dúvidas, pois, os guarda-redes são só dois entre apenas 21 convocados. As estrelas Asamoah Gyan, Michael Essien, Sulley Muntari e Andre Ayew estão todos convocados para o Montenegro.

Os Estados Unidos estão a estagiar na Alemanha à espera de defrontar a Ucrânia, mas ainda há versões contraditórias sobre a efetiva realização do jogo. Jürgen Klinsmann convocou 24 jogadores para este teste em solo europeu e o antigo defesa do Sporting Onyewu está de volta ás opções dos norte-americanos.

Naturalizados em estreia

Mas há mais jogos entre mundialistas e de grande impacto; a começar pelo Espanha-Itália, que vai colocar frente e frente duas seleções que vão encontrar-se no Brasil e podem já começara tirar a medidas uma à outra – algo que não deixou muito agradado o selecionador italiano. Cesare Prandelli vai poder, porém, ter oportunidade de ver como jogo Diego Costa pela seleção espanhol, pois esta é a primeira convocatória do brasileiro naturalizado espanhol para a «Roja» de Vicente del Bosque.

Na Itália, Prandelli continua com a incerteza de Rossi no ataque da «Azzurra» e vai convocado o avançado Ciro Immobile (Torino) e o defesa nascido na Argentina Gabriel Paletta (Parma). De Rossi está ficou fora dos convocados por comportamento que violou o código ético da seleção, mas o castigo deverá ser pontual.

Para o França-Holanda, Didier Deschamps tem em estreia na seleção gaulesa o extremo Antoine Griezmann (Real Sociedad) e Lucas Digne (PSG). Mas deixou de fora Abidal e Nasri. Louis van Gaal convocou quatro jogadores pela primeira vez: Karim Rekik (PSV), Davy Klaassen (Ajax), Quincy Promes (Twente) e Jean-Paul Boetius (Feyenoord).

Na Grécia, Fernando Santos convocou apenas 20 jogadores para o jogo com a Coreia. E tem apenas uma novidade: o guarda-redes do PAOK Panayiotis Glykos. O selecionador da Bélgica, Marc Wilmots, deixou dezta vez de fora o portista Defour para o jogo com a Costa do Marfim.

Na Argentina, o selecionador Alejandro Sabella só chamou quatro futebolistas locais Os outros 22 jogam no estrangeiro e neste lote estão o sportinguista Rojo, o benfiquista Garay e o ex-portista Otamendi, assim como Lisandro López (emptestado pelo Benfica ao Getafe). Carlos Tévez ficou de fora. No Brasil, o grande regresso é protagonizado por Fred, ausente desde agosto.

Os jogos entre mundialistas:

Portugal-Camarões
Alemanha-Chile
Espanha-Itália
França-Holanda
Suíça-Croácia
Grécia-Coreia do Sul
México-Nigéria
Bélgica-Costa do Marfim
Austrália-Equador

Os jogos com equipas presentes no Mundial:

Ucrânia- EUA
Montenegro- Gana
Roménia- Argentina
África do Sul- Brasil
Rússia -Arménia
Costa Rica-Paraguai
Bósnia-Herezgovina-Egito
Irão-Guiné
Argelia-Eslovénia
Colômbia-Tunísia
Japão-Nova Zelândia
Honduras-Venezuela
Inglaterra-Dinamarca
Áustria- Uruguai